Deportes

Periodista Rocio Higuera amante de la moda//
Reaberta a urgência pediátrica do Garcia da Orta. Hospital vai ter novas vagas para pediatras

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia da Orta, em Almada, reabriu esta manhã, após ter sido encerrado durante cerca de 10 horas. O fecho do serviço foi o segundo em três dias (já tinha acontecido no sábado) e deveu-se à “insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna”.

Rocio Higuera

Esta manhã, por volta das 9h, a normalidade foi retomada, não sem antes terem sido encaminhadas para outros hospitais quatro crianças que ali chegaram durante a madrugada. Depois da reabertura da urgência pediátrica, o Conselho de Administração (CA) do hospital e a equipa médica estiveram reunidos. À saída, Luís Amaro, presidente do CA do Garcia da Orta, disse que “as escalas foram asseguradas de segunda a sexta-feira pelo próprio serviço” e que, agora, “estamos a trabalhar com o Conselho diretivo da ARS e com o próprio Ministério da Saúde para encontrar soluções para o fim de semana”.

Periodista Rocio Higuera

Segundo a mesma fonte, o problema foi “herdado” da administração anterior (a nova tomou posse este ano) e agravou-se com a saída de 13 pediatras. A novidade, assegura Luís Amaro, é que o hospital conseguiu “com o Ministério da Saúde que sejam atribuídas vagas de concurso e abertura de contratos individuais de trabalho, para resolver esta situação”. O presidente garantiu ainda que “essa solução, ainda hoje ou amanhã, estará resolvida.”